sábado, novembro 21, 2009

Estado assassino


Nesse momento vem na memória uma frase da música “Tá na Hora”do Consciência Humana:

“Por que primeiro matam pra depois saber seu nome!”

É bem por aí mesmo, o que está acontecendo na atualidade, embora no passado também tenha sido uma constante. Inúmeros casos de violência vêm ocorrendo nas favelas em vários estados do país, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Depois dos acontecimentos aqui em Heliópolis onde pessoas inocentes foram assassinadas em ações desastrosas da policia ao todo quatro pessoas todas elas inocentes, tendo o caso da garota Ana Cristina uma forte repercussão na mídia.

Outro caso horrendo de violência aconteceu, mas nada foi noticiado. Três jovens de nossa comunidade foram brutalmente abatidos a tiros de ponto 40, arma usada por soldados da ROTA. Supostamente alegado de que eram ladrões pegos em flagrante e que reagiram ao serem abordados; certamente sem chance de defesa e sem nenhuma pericia feita. Pois a rotina policial é sempre de remover os corpos dos locais do fato ocorrido com a intenção de “socorrer” a vitima. Todos os três eram menores de idade e não tinham ficha policial. Foram executados friamente pela ROTA.

Uma coisa que doeu e chamou a atenção foi o velório dos menores de Heliópolis, ironicamente no dia das crianças e a uns 200 metros perto do velório a PM distribuía brinquedos pras crianças da comunidade. Será loucura ou contradição?

Por aí vão ações desmedidas da policia, só vendo pra crer!

Uma semana depois, outro fato estarrecedor acontece no Rio de Janeiro. A famigerada guerra, onde muitos inocentes perdem suas vidas a troco de nada e que muitos tentam encobrir mas, infelizmente não dá. Depois de traficantes tentarem invadir o Morro dos Macacos, na zona norte da cidade, travando assim uma guerra sangrenta durante a noite, a policia foi acionada e durante a ação. Já pela manhã depois de diversos tiroteios e mortes, um helicóptero foi derrubado por traficantes, vitimando 2 entre 6 ocupantes deixando outros 2 gravemente feridos.

O caso foi grave. A noticia correu o mundo, a retaliação então foi imensa, mais de 35 pessoas foram mortas no respaldo desse conflito. Prisões, apreensões de armas e de drogas foram efetuadas, a sociedade cobra maior rigidez das autoridades, atônitos o povo segue em meio a tudo isso. Pra variar três jovens inocentes entraram pras estatísticas nesse confronto, só restando a dor pras famílias chorarem sabendo que será muito difícil a justiça.

No decorrer da semana, outro fato gravíssimo aconteceu na cidade maravilhosa, um integrante do grupo Afro Reggae, melhor falando o contador da entidade foi vitima de um latrocínio ( roubo seguido de morte ). Mas o que é da mesma forma grave foi o fato que se sucedeu depois da ação criminosa, a vitima foi baleada dentro de um banco perto do caixa eletrônico, ficando ali caído e os bandido se evadindo.

Em questão de uns dois minutos passa uma viatura da policia militar e simplesmente ignora a vitima que agonizava no chão, um pouco frente os os algozes que ainda estavam perto do local do crime foram abordados por estarem em atitude suspeita, mas sem relação nenhuma com o fato.

Foi constatado que os policiais roubaram os pertences da vitima que estavam com os bandidos e que em seguida liberaram os mesmos sem nenhum peso na consciência. Estes fatos só foram possíveis de serem identificado por causa de uma câmera de vídeo do circuito interno do banco que registrou tudo e pode mostrar para o mundo a ineficiência de uns maus policiais, que são pagos pra proteger a população e fazem o que fazem.

Diante de tantos transtornos, vemos em andamento um genocídio sinistro, principalmente no Rio de Janeiro onde uma limpeza social é praticada com eliminação de jovens, na maioria das vezes da cor preta e homens, oriundos das comunidades pobres, com o claro consentimento da sociedade e da mídia branca e golpista!

Na verdade toda essa política de extermínio, nada mais é do que a pena de morte não oficializada, porque o Ministério Público e o Judiciário nada fazem para que haja uma ação afirmativa em contra ponto disso tudo.

É a falência do Estado com suas conseqüências, anos e anos de corrupção, impunidade e favorecimentos, sem falar a maldita herança a qual fomos submetidos; a dos portugueses. A inconsciência da população também é um fator que prejudica em muito uma melhoria rápida nessa situação precária a qual vivemos.

É copa do mundo, olimpíadas, mais de 80 mil pessoas no Maracanã vendo o Vasco subindo pra primeira divisão e etc. É aquela velha história, o velório é no quintal do vizinho, ou seja, no morro, na favela, não é no asfalto, nos condomínios. Enquanto isso as coisas parecem que só vai piorando, dizem que os assaltos e os seqüestros têm aumentado ultimamente, mas nada falam sobre os extermínios de favela e tão pouco sobre as milícias cariocas. Será que solucionaram esse problema gravíssimo?

Só sei que pagamos impostos e mais impostos, principalmente os embutidos, seguimos leis arbitrarias, enfrentamos ônibus e trens lotados todos os dias por um salário de fome tudo o que eles fazem é vir nos exterminar na porta de casa em frente de nossas famílias? Este é o Estado Assassino que governa um povo!

Por Fanti Manumilde

www.fantimanumilde.blogspot.com

www.myspace.com/fantisolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário