quinta-feira, dezembro 30, 2010

É Difícil por Fanti Manumilde

É difícil

Difícil é sobreviver com salário mínimo, enquanto políticos salafrários passam a ganhar mais de 26 mil reais por mês, sem falar dos benefícios.

É difícil!

Difícil é ter que pegar busão, trem, metrô, van, lotados, cruzar a cidade, chegar no trampo e escutar o patrão falar um montão apenas pra dizer que manda na empresa.

É difícil!

Difícil é não se manter fora da lei perante essas leis que nos oprime, nos joga na marginalidade e nos bloqueia socialmente.

É difícil!

Difícil é ver a enchente invadir seu barraco, levar seus móveis, sua dignidade, quando não a própria vida, ou de entes queridos.

É difícil!

Difícil é morar em área de risco, na beira do morro, embaixo dos viadutos, nas lonas pretas, nas invasões dos sem teto, nas cadeias e nas fundações casas da vida.

É difícil!

Difícil é o crime que as propagandas incitam mostrando os carros, as casas, as jóias, os iates, a fartura na mesa dos ricos, sendo que a miséria aqui nos assola terrivelmente.

É difícil!

Difícil é engolir o que os noticiários tentam nos impor goela abaixo, ver a legitimação do genocídio de pretos e pobres nas favelas brasileiras.

É difícil!

Difícil mesmo é viver sem as condições mínimas, sem moradia, sem emprego, sem educação, sem esperança, e ainda por cima sendo taxados de ignorantes.

É difícil!

Difícil é aceitar tantas injustiças, difícil é ver que a maioria sofre com as mazelas e nada faz, talvez por medo ou por receio, submissão ou inconsciência, isso é que difícil de aceitar.

Por que difícil aqui é encontrar a prosperidade, difícil é não sofrer preconceito racial e social.

Difícil é não ser associado a um marginal patrão, difícil é passar um dia sem ser enquadrado.

Difícil é ser respeitado pela policia, difícil é acreditar na falsa abolição, nessa miscigenação imposta.

Difícil são os 500 anos de exploração, difícil é o capitalismo se tornar sustentável.

Difícil são os boys abrirem mão de suas riquezas, difícil também é a gente parar de lutar.

Difícil é a gente desistir de nossos sonhos, difícil é a nossa auto-estima se romper, nosso amor próprio sucumbir aos apelos do sistema.

Difícil é ter um hino que não entendemos e mesmo assim ter a certeza que esses filhos dessa pátria mãe nem tanto gentil não foge à luta.

Por Fanti Manumilde

@FANTIMANUMILDE

Um comentário:

  1. Muito boa Fanti, difícil é sobreviver a isso tudo e ver que a maioria prefere se alienar na TV, ao invés de lutar e questionar todo esse SISTEMA de crueldade...

    Que tenhamos um ano de iluminação a nós e ao nosso povo que anda anestesiado, conformado e entorpecido com tanta droga que nos injetam!!!

    PAZ

    ResponderExcluir