quarta-feira, novembro 21, 2012


A crônica do sorriso amarelo

É bem por ai, infelizmente a crônica policial – político – bandida está se sobrepondo à poesia nos últimos tempos. São tempos intragáveis, difíceis de se narrar, difíceis de engolir, difíceis de se viver.
Duros tempos de intolerância e violência. De desgoverno total e de inércia popular. Não é nada razoável ter os políticos que temos e ainda lotarmos os estádios para ver jogos com o placar de 0x0, ou então lotar ruas e avenidas para ficar pulando ao som de micaretas.
Talvez seja por isso que Juscelino Kubitschek teve a brilhante ideia de levar a capital ao interior do país, levantar longe das maiores concentrações populares – enquanto ocorria o êxodo rural a capital andava na contramão rumo ao interior – erguendo por lá os 3 poderes que nos dias de hoje nos governam de camarote.
Para fazer qualquer reinvindicação perante os governantes temos que viajar milhares de quilômetros e passar os maiores dos perrengues, como nós já passamos.
Para completar a semana, o Cachoeira foi solto depois de nove meses de prisão devidos suas contravenções e crimes de diversas espécies, como sempre mais um gravata está escorrendo entre s dedos da justiça e eu quero ver se ele voltará para a Papuda. É ruim, viu! Agora ele está em sua mansão, beijando na boca e degustando as guloseimas de sua “cesta de café da manhã” rindo a toa da justiça brasileira.
O mensalão por sua vez está pior que novela da globo; interminável. Só falta no final todo mundo se casar, viajar para o exterior e viver feliz para sempre. Feliz parace que já estão vivendo só falta viajarem para a Europa, Abu-dab, ou sei lá aonde. Vale lembrar que o mensalão “tucaneiro” sequer foi lembrado pelo STF.
A guerra a la paulistana derrubou metaforicamente o secretário de segurando do estado, uma pena. Oficialmente são quase 400 pessoas assassinadas na capital Grande São Paulo, porque se for ver nas entrelinhas das quebradas sinistras da periferia é muito mais do que isso e não ver quem não quer, que quem está matando civis nada mais do que grupos de extermínio.
Para os Tucanos está tudo sobre controle, tudo dentro do esperado, pois os números não mentem. Claro que está tudo em ordem mesmo, até porque este é o plano, governo por meio do medo, da insegurança, da mão de ferro, do militarismo. Está tudo sob controle mesmo, aquele sorriso amarelo de praxe, aquelas respostas vazias, eles tem escolta, segurança e carros blindados, nós temos a vida e mais nada... ainda temos a vida e mais nada!

@FANTIMANUMILDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário