terça-feira, setembro 29, 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL-HELIOPOLIS SP QUITUTES E BATUQUES-CIRCUITO DO JAZZ


Salve comunidade de Heliópolis, minhas felicitações pela semana cultural que aconteceu por aqui, estão todos de parabéns pelo raro evento ocorrido que com certeza já entrou pra história da comunidade e por que não do estado de São Paulo. Embora não ter visto a mídia cobrindo o evento de proporções internacionais tudo rolou maravilhosamente bem. É o ano da França no Brasil, com artistas de vários países. Les Nubians da frança, Adama da França e Gana e os grupos Muleque de Rua, Avante o Coletivo, Fanti Manumilde, Heliópolis Breakers e Lata na Favela ambos do Brasil. Evento esse intitulado Quitutes e Batuques.

Tudo começou na segunda feira (dia 21/09/09) com o pessoal fazendo oficinas culturais com as crianças de Heliópolis e intercambio cultural, na quarta-feira rolou o ensaio geral na escola Ceu Meninos no qual fiz uma intervenção poética, precedendo o show de sábado. No Teatro São Pedro, Barra Funda São Paulo.

No sábado foi o show do evento cultural Ano da França no Brasil, chegamos ao teatro pela tarde pra passar o som, pra minha sorte as Les Nubians estavam no palco, nunca vi umas artistas de nível internacional com tanta humildade, trocamos varias idéias apesar da diferença de idiomas e sem falar do parceiro Adama maior figurassa.

Depois de toda galera passar e deixar o som tinindo o show começou isso lá pelas 5 da tarde. A abertura se deu com as crianças das oficinas das Francesas e o grupo Muleque de Rua, na seqüência entrou o poeta Fanti Manumilde (eu) declamando o poema És tudo pra mim de autoria própria, depois veio o grupo Lata na Favela, Heliópolis Breakers e Avante o Coletivo encerrando assim a primeira parte do evento com artistas de Heliópolis.

A segunda parte começou lá pelas 9 da noite com o Muleque de Rua fazendo uma performance muito louca, com instrumentos inventados por eles mesmos, depois foi a vez do cantor Adama dar show com sua citara, levantando a galera que lotava todo o teatro, coisa linda de ver, com sua alegria e simplicidade e finalmente as irmãs Les Nubians encerrando com chave de ouro a nossa noite de gala.

Com um som inconfundível e uma pegada suave foram dominando a platéia eufórica e encantada com tanto talento e sutileza. Um show pra se guardar na memória para sempre, mas como tudo pode acontecer o final foi bastante inusitado, na última música as irmãs resolveram chamar os artistas que haviam se apresentado daí não deu outra uma Jam Session muito louca, Les Nubians, Avante o Coletivo, Fanti Manumilde, Adama e o Muleque de Rua, muita emoção rolou entre a gente num clima de total liberdade e união naquele teatro que as vezes está tão distante das pessoas de comunidades e que nós fizemos de um templo de poesia, música e simplicidade.

Foi memorável, mas não parou por aí, a semana se encerrou mesmo foi no domingo aqui em Heliópolis com o cortejo cultural organizado pela Unas e pelo Avante O Coletivo, com a presença de todos artistas que participaram do evento. Saímos do CCA Pam e percorremos várias ruas da comunidade, faltou passar pela Pilões mas está bom, todo mundo na maior euforia nunca vi festa tão linda e como eu já disse entrou pra história.

Do jeito que pude fui mandando um axé no microfone convidando a comunidade que correspondeu logicamente, a batucada ficou a cargo do Lata na Favela e dos percussionistas do Muleque de Rua e com algumas pessoas da comunidade que chegaram pra somar. O sol brilhava lindo no céu, sorrisos estampados se tornou uma constante. O cortejo arrastou uma pequena multidão, doces, balas e pirulitos foram distribuídos pra criançada.

O cortejo rolou das 15 h até as 17h30min acabando na frente da quadra da Unas, onde a galera ficou por mais de uma hora se congratulando, tirando fotos pra recordações e simplesmente trocando uma idéia. Realmente foi uma semana se cultura intensa pra toda comunidade, ninguém noticiou, mas aconteceu, não teve violência e sim arte, alegria e paz, muita paz, deve ser por isso, não dá ibope pra eles, mas é tudo nosso estamos aí, valeu Comunidade de Heliópolis, sem mais.

Fanti Manumilde, Avante o Coletivo, Lata na Favela, Heliópolis Breakers, Muleque de Rua, Adama e Les Nubians, valeu o intercambio é tudo nosso. Paz todos.

fantimanumilde@hotmail.com

www.myspace.com/fantisolo

www.fantimanumilde,blogspot.com

Um comentário: