segunda-feira, janeiro 25, 2010

Aniversário de São Paulo



FOTOS: RODRIGO CIRIACO. www.efeito colateral.blogspot.com




Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo, 456 anos, tudo lindo e tudo belo, mas me desculpem. Nada pra comemorar. Enquanto isso a prefeitura promove mega eventos espalhados pela cidade, acredito que seja valido, um pouco de diversão pra e esse povo já tão sofrido. Apenas não consigo virar as costas para o que está acontecendo com a população paulistana em especial, por isso resolvi fazer este texto.

Em diversos locais da cidade a agonia se sobrepõe as comemorações, o desespero e o sofrimento aumentam a cada chuvarada que cai nesses últimos dias. Eu e meu parceiro Rodrigo Ciriaco vimos a fúria das águas na madrugada de quinta feira ultima, quando voltávamos da COOPERIFA, felizmente chegamos são e salvos, mas até a data de hoje varias tragédias aconteceram!

Infelizmente não estamos contando e nem apagando velinhas e sim contado corpos e desabrigados, devido as chuvas dos últimos dias, pelo que sei na semana que se passou até agora cerca de 12 pessoas perderam suas vidas, sem falar das muitas outras que perderam suas moradias, com aquilo que possuíam de moveis e eletrodomésticos.

As autoridades como sempre nada fazem, parecemos redundantes ao mencioná-los, porém é sempre a mesma coisa. Culpam a população em noticiários tendenciosos dizendo que toneladas de lixo são atiradas sem precedentes nas ruas e nos rios, ou então amenizando relatando que é uma vontade da natureza e por ai vai.

Mas as pessoas as quais faleceram , perderam suas vidas por causa dos desmoronamentos, ou seja, foram soterradas por que habitavam lugares de risco; encostas, morros ou beira de córregos.

As enchentes podem ter a causa proveniente também do lixo, é claro, mas não é só isso, é a impermeabilização da cidade, a falta de uma rede de esgoto somente para as águas das chuvas e outra para o esgoto domestico, o tratamento dos córregos e rios da capital e um controle sobre o crescimento desordenado da população em áreas de riscos, beiras de rios e mananciais.

Nisso tudo, em meio a tanto descaso com a população, vemos o descaso e a paciência de todos sendo testada a todo tempo. Até quando esse povo vai agüentar ser mostrado nas telas da televisão enxugando suas lagrimas, com seus moveis em uma pilha de entulho cheios de lama e de doença?

Deixo um salve as pessoas que morreram de lepstopirose, principalmente as crianças, doenças que poderiam ser evitadas com o mínimo de bom senso dos governantes, uma simples dose de vacina seria o bastante, só que negada ao povo. Nada pra comemorar nesta cidade de cimento e agora da água, das enchentes, não mais a garoa inspira a poesia, foi-se este tempo.

Estamos vendo a tragédia anunciada, sem bolo nem festa, sem alegria, meus sentimentos aos que estão sofrendo.

www.twitter.com/FANTIMANUMILDE

www.myspace.com/fantisolo









Nenhum comentário:

Postar um comentário